top of page

DIGITOPRESSÃO: 5 pontos que aliviam dores.

Atualizado: 6 de abr. de 2023


A digitopressão é uma técnica da medicina chinesa para aliviar desconfortos através de pressão sobre pontos específicos do corpo.

Esses pontos, que fazem parte dos conhecidos Meridianos energéticos da Acupuntura, muitas vezes encontram-se bloqueados, e sua estimulação pode ter efeito imediato no alívio de algumas dores.

Pode-se utilizar o polegar ou o indicador, e o tempo varia de acordo com o caso, mas pode-se começar com 1 minuto de pressão. O estímulo não precisa ser doloroso, pois isto poderia gerar mais tensão.

Em caso de gestantes e cardiopatas, a técnica só deve ser realizada por um profissional da área, pois nestes casos pode haver algum risco dependendo do ponto pressionado.

Conheça os principais pontos:

pontos que aliviam dores
PONTO HE GU

1) O ponto He Gu é um ponto conhecido por diminuir dores em geral, mas especialmente dores de cabeça.

pontos que aliviam dores
PONTO KUN LUN

2) Este ponto chama-se Kun Lun, e ele pode ser usado para aliviar dores de coluna. Localiza-se exatamente atras do maléolo, ossinho lateral do tornozelo.


pontos que aliviam dores
PONTO DO MERIDIANO DO CORAÇÃO

3) Este é o Xin, ponto 7 do meridiano do Coração. Seu estímulo é eficaz na redução da ansiedade.


pontos que aliviam dores
PONTO YIN TANG

4) O ponto Yin Tang fica entre as sombrancelhas, e seu estímulo serve para acalmar a mente.


pontos que aliviam dores
Ponto San Yin Jiao

5) O ponto San Yin Jiao fica quatro dedos acima do maléolo (ossinho do tornozelo) medial. É usado para aliviar cólicas menstruais, em outros casos de dores abdominais, e também para reduzir o estresse ou TPM.

pontos que aliviam dores

Desde quando se usa a digitopressão? Os pontos de digitopressão, também conhecidos como pontos de acupressão ou pontos de pressão, foram descobertos há mais de 5.000 anos na China, como parte da medicina tradicional chinesa. Acredita-se que a técnica de pressionar determinados pontos do corpo para aliviar a dor e tratar doenças tenha se originado da observação dos efeitos da pressão em pontos específicos do corpo humano.

A teoria por trás da digitopressão é baseada no conceito de que o corpo humano tem canais de energia chamados meridianos, pelos quais flui o "qi" (pronuncia-se "chi"), que é a energia vital. De acordo com a medicina tradicional chinesa, quando esse fluxo de energia é bloqueado ou desequilibrado, isso pode causar dor e doença. A digitopressão é uma técnica que visa equilibrar o fluxo de energia no corpo, pressionando pontos específicos ao longo dos meridianos.


Os pontos de digitopressão foram refinados ao longo dos séculos, através da observação empírica e da prática clínica. Os praticantes da medicina tradicional chinesa desenvolveram mapas precisos dos meridianos e dos pontos de digitopressão ao longo desses meridianos. Esses mapas são usados como guias para identificar os pontos de pressão relevantes para tratar uma variedade de condições de saúde.

Hoje em dia, a digitopressão é amplamente praticada em todo o mundo e é considerada uma forma segura e eficaz de tratamento complementar para uma ampla gama de condições, desde dores de cabeça e ansiedade até doenças crônicas como artrite e diabetes.

Aqui na Ventura Bem-Estar contamos com fisioterapeutas especialistas em Medicina Chinesa. Conheça nossos tratamentos.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page