Buscar
  • Clínica Ventura

O Relógio Biológico na Medicina Tradicional Chinesa


Na milenar Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que cada órgão tenha o seu próprio relógio. Ou seja, uma hora em que ele está no seu máximo de funcionalidade. É propriamente naquela faixa horária que a energia (Chi) penetra e circula mais e melhor em determinado órgão. Um distúrbio ou uma doença que aparece com freqüência (ou sempre) na mesma hora, fornece ao especialista indicações muito úteis para entender como diagnosticar e agir em cada caso. Veja aqui um breve resumo dos órgãos em relação ao seu horário específico.

3:00-05:00 PULMÃO

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o pulmão é o primeiro órgão a se "levantar". Responsável por levar a energia - Chi - para todo o corpo e também para direcionar o sangue e, portanto, o oxigênio nos órgãos. Não é coincidência que este é o melhor horário para meditar. A base da meditação é a respiração lenta e profunda.

5:00-07:00 INTESTINO GROSSO

Este é o melhor horário para esvaziar o intestino, porque é o horário de força máxima nesse órgão e, portanto, a hora em que ele tem uma melhor capacidade de expelir o desperdício do nosso corpo. Nesta hora é ótimo beber água morna.

7:00 - 09:00 ESTÔMAGO

O estômago tem a função de digestão, em especial de proteínas. Nesta hora do dia, quando a energia do estômago está ao máximo, deve-se fazer um abundante café da manhã.