10 benefícios milenares da Acupuntura

Atualizado: 19 de dez. de 2022

acupuntura florianopolis

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo.

Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura. De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang.

A medicina ocidental e moderna sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo.

1. Trata dores de cabeça
Vários estudos já comprovaram cientificamente a eficácia da acupuntura na prevenção e tratamento das dores de cabeça e crises de enxaqueca.

2. Minimiza sintomas de depressão e ansiedade A técnica milenar chinesa também pode ser uma opção para tratamentos de distúrbios emocionais, com a depressão e a ansiedade.

3. Alternativa para tratar síndrome dos ovários policísticos Um estudo feito na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, concluiu que a síndrome do ovário policístico (SOP) pode ser aliviada pelo uso da acupuntura e de exercícios físicos.

4. Previne e ameniza sintomas de alergias A acupuntura pode ser uma alternativa se você sofre de alergias sazonais há anos e, por algum motivo, não se dá bem com os medicamentos para o problema.

5. Trata incontinência urinária Problemas com incontinência urinária também podem ser tratados pelo conceito da Medicina Tradicional Chinesa, tanto para pacientes adultos quanto em crianças.

6. Alivia dores crônicas nas costas A acupuntura pode oferecer alívio para aqueles que sofrem de dores crônicas, como a lombalgia.

7. Alivia sintomas da menopausa A diminuição dos níveis de estrogênio é a responsável pelos calorões que incomodam muito as mulheres na fase da menopausa.

8. Ajuda a parar de fumar Se você decidiu abandonar o cigarro, a acupuntura pode ajudar a aliviar os sintomas que normalmente seguem à abstinência da nicotina, como ansiedade e insônia – lembrando que as agulhas estimulam a produção de endorfina, serotonina e dopamina (hormônios do prazer e bem-estar).

9. Alivia sintomas TPM Boa notícia para as mulheres: a acupuntura pode aliviar o nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e o mau humor tão característicos do período pré-menstrual.

10. Minimizar dores de DTM Estudos mostraram que sessões de acupuntura podem ter efeito muito semelhante ao da placa, com a vantagem de proporcionar um sono melhor e mais qualidade de vida.

Acupuntura em Florianópolis é na Clínica Ventura. Clique aqui e faça seu agendamento.