top of page

5 benefícios incríveis do Hatha Vinyasa Yoga.

Atualizado: 7 de abr. de 2023


Um estilo de Yoga que une as técnicas milenares do Hatha Yoga com a forma fluida de praticar chamada Vinyasa, combinando posturas corporais psicofísicas com exercícios respiratórios. Essa combinação entre movimento e respiração pode ser considerada uma meditação em movimento.

Hatha Yoga
Hatha Yoga

Com sequências livres, que visam dinamizar a energia do corpo, o Hatha Vinyasa Yoga realiza movimentos para todas as direções, de forma equilibrada, sem posturas que necessitem de uma grande amplitude de flexibilidade. A respiração é o instrumento para intensificar a prática e ao mesmo tempo é o termômetro que mostra ao aluno até onde ir, podendo a prática ser adaptada para vários níveis e estados de saúde.

Sempre tendo em vista produzir um corpo saudável e uma mente equilibrada e amigável. No Hatha Vinyasa Yoga trabalhamos com práticas completas que contam com as seguintes técnicas:

> Pavana Muktásana: exercícios de mobilização e lubrificação das articulações. > Vocalização de Mantra: momento para interiorização.

> Meditação e reflexões sobre Yoga: para levarmos para a vida cotidiana. > Pránáyáma: exercícios respiratórios que, além de serem um preparo para a prática de posturas, aumentam o nível de energia e consciência. > Yoganidra: relaxamento consciente com a intensão dirigida (samkalpa).

Hatha Yoga
Hatha Yoga

> Kriyas: técnicas de purificação.

> Bandhas: contrações de determinadas partes do corpo que direcionam a energia vital para os chakras (órgãos do corpo energético). > Dhárana: técnicas de concentração que conduzem à meditação e estados de consciência elevados. O Hatha Vinyasa Yoga é excelente para promover saúde e bem-estar a qualquer pessoa. Uma fusão de técnicas indianas milenares para que você possa alcançar o autoconhecimento e a paz interior. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


História e tradição e respiração.

A hatha yoga é uma prática antiga de ioga que se concentra em técnicas físicas e respiratórias para alcançar um equilíbrio entre o corpo e a mente. Originária da Índia, a hatha yoga tem sido praticada por mais de mil anos e tem uma rica história e muitas aplicações benéficas para a saúde.


Hatha Yoga
Hatha Yoga

História da hatha yoga:

A hatha yoga foi criada na Índia no século XI pelo iogue Goraknath. Ele criou a prática como uma maneira de fortalecer o corpo e a mente para a meditação.

Hatha significa "força" em sânscrito, e a prática envolve a realização de posturas físicas (asanas) e técnicas de respiração (pranayama).


Durante os séculos XII e XIII, a hatha yoga se espalhou pela Índia e começou a ser ensinada em mosteiros. Foi durante esse tempo que as técnicas da hatha yoga foram escritas em textos como o Hatha Yoga Pradipika e o Gheranda Samhita.

No século XIX, a hatha yoga começou a ser praticada no Ocidente. Swami Vivekananda foi o primeiro a trazer a hatha yoga para o Ocidente, em 1893. Ele apresentou a hatha yoga no Parlamento Mundial das Religiões, em Chicago. Foi durante esse tempo que a hatha yoga começou a ser vista como uma forma de exercício físico.



Hatha Yoga
Hatha Yoga

5 benefícios da Hatha yoga:

A hatha yoga tem muitas aplicações benéficas para a saúde. Algumas das principais aplicações incluem:

  1. Melhora a flexibilidade: As posturas da hatha yoga ajudam a melhorar a flexibilidade do corpo.

  2. Fortalece o corpo: A hatha yoga ajuda a fortalecer os músculos do corpo, especialmente o núcleo.

  3. Reduz o estresse: A hatha yoga envolve técnicas de respiração que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.


  1. Melhora a postura: A hatha yoga ajuda a melhorar a postura, o que pode reduzir a dor nas costas.

  2. Melhora o sono: A hatha yoga pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.

  3. Reduz a pressão arterial: A hatha yoga pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão.

  4. Melhora a saúde cardiovascular: A hatha yoga pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, incluindo a redução do colesterol ruim (LDL).

Conclusão sobre os benefícios da Hatha Yoga:

A hatha yoga é uma prática antiga e rica em história, que tem muitas aplicações benéficas para a saúde. A prática envolve a realização de posturas físicas e técnicas de respiração para alcançar um equilíbrio entre o corpo e a mente. A hatha yoga pode ajudar a melhorar a flexibilidade, fortalecer o corpo, reduzir o estresse, melhorar a postura, melhorar o sono, reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. Se você está procurando uma maneira de melhorar sua saúde física e mental, a hatha yoga pode ser uma ótima opção para você.




Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page