top of page

5 Técnicas para Tratar Dores nas Costas

Atualizado: 15 de mar. de 2023


tratar dores nas costas
Trate suas dores nas costas

As dores nas costas são um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. As dores podem variar desde um desconforto leve e temporário até uma dor crônica intensa que afeta significativamente a qualidade de vida. As dores nas costas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo lesões, má postura, sedentarismo, envelhecimento, problemas de saúde crônicos e estresse emocional.


As dores nas costas podem ocorrer em diferentes partes das costas, como a parte superior, média e inferior das costas. A dor também pode ser acompanhada de outros sintomas, como rigidez, formigamento, fraqueza muscular, espasmos musculares e dificuldade para se movimentar.

Algumas maneiras de prevenir e aliviar as dores nas costas incluem manter uma boa postura, praticar exercícios regulares para fortalecer os músculos das costas, evitar levantar objetos pesados, usar sapatos confortáveis, dormir em um colchão firme e evitar ficar sentado por longos períodos de tempo. O tratamento para dores nas costas pode incluir fisioterapia, medicamentos prescritos, exercícios de alongamento e fortalecimento, terapia de calor ou frio, massagem e, em casos mais graves, cirurgia.

Ninguém merece viver com dores nas costas. A boa notícia é que existem excelentes terapias que, quando realizadas por fisioterapeutas especializados, trazem de volta o bem-estar a vida do paciente. Conheça 5 dessas técnicas abaixo.

ACUPUNTURA

técnicas para tratar dores nas costas
técnicas para tratar dores nas costas

Segundo a ACUPUNTURA, toda a disfunção do organismo vem de um bloqueio. E para realizar o desbloqueio, a técnica trabalha a inserção de agulhas em pontos específicos das costas, estimulando a circulação sanguínea e energética. O resultado é a atração de agentes antiinflamatórios e analgésicos naturais do corpo.

OSTEOPATIA

Osteopatia Florianópolis

A OSTEOPATIA consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação articular, bem como de tecidos moles, para tratar o paciente como um todo. É um tratamento que busca o desbloqueio de músculos, articulações, nervos, artérias, vísceras ou órgãos, para permitir ao corpo a auto-regulação e redução de dores.



MASSAGEM INTEGRATIVA

Massoterapia Florianópolis

A massagem integrativa trata as dores nas costas utilizando técnicas de forma integrada, passando pela Massagem Terapêutica, Massagem Relaxante, Yoga Massagem Ayurvédica, Massagem Sensitiva, Osteopatia, Bambuterapia, Auriculoterapia e Reiki. Indicado para quem busca um tratamento global, que não só na coluna, mas no corpo inteiro.

RPG

RPG Florianópolis

O RPG - Reeducação Postural Global - é um método da fisioterapia que faz a correção da postura através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo. Utiliza-se também de exercícios ativos ministrados e aprendidos pelo paciente, e ainda reforço na conscientização de percepção do alongamento e retração das cadeias musculares de forma global, constando de um método de reeducação e orientação das posturas.


PILATES

Pilates Florianópolis

O PILATES é um método que une exercícios físicos com alongamentos para reduzir dores nas costas, corrigir problemas posturais e melhorar a saúde do paciente. Um exercício inteligente que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo, principalmente abdômen, coluna e pelve.



Seja qual for a terapia, o importante é que você trate suas dores, para que elas não se tornem crônicas e mais difíceis de serem tratadas.


BUSCANDO A CURA DAS DORES Se você estiver experimentando dores nas costas, é importante conversar com um profissional de saúde para determinar a causa subjacente e determinar o melhor curso de tratamento. Com o cuidado adequado, muitas pessoas podem encontrar alívio da dor nas costas e melhorar sua qualidade de vida. As terapias orientais, como a acupuntura e a medicina tradicional chinesa, podem ser muito eficazes no alívio de dores nas costas. Essas terapias têm sido usadas há milhares de anos na Ásia e estão ganhando popularidade em todo o mundo por seus efeitos benéficos no tratamento de dores crônicas.

Clínica Ventura Florianópolis. Bem-estar é tudo. Dúvidas, entre em contato com a gente! : ) Equipe Clínica Ventura

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page