top of page

É Lombalgia? Saiba como descobrir.

Atualizado: 29 de mar. de 2023


Em um dia, tudo está bem e, de repente, você sente uma dor na coluna lombar. Trata-se de uma dor persistente e que se ramifica, descendo pelas nádegas, pernas, causando dores nas costas que simplesmente o impossibilitam de realizar tarefas simples.

Pois saiba que isso é um sinal típico da lombalgia, que literalmente, significa dores na região lombar. E não pense que é uma patologia exclusiva de quem tem a idade mais avançada. Até os mais jovens podem ter lombalgia, e com frequência.

O “ápice” dessa patologia acontece nas pessoas entre 36 e 45 anos de idade, chegando a atingir 80% dos homens e 70% das mulheres.

O que é, e como identificar a lombalgia

A lombalgia, ou lumbago, como também é conhecida, ocorre mais especificamente na região inferior da coluna vertebral, próximo à bacia e, na maioria das vezes, por ser extremamente desconfortável, causa dificuldades para se movimentar, principalmente nas ações de se abaixar, de se levantar, e de fazer rotações com o tronco.




A espécie mais comum das lombalgias é a relacionada com movimentos e posições, ou seja, de origem mecânica degenerativa. Poderíamos afirmar que o encurtamento dos músculos posteriores e o mau posicionamento das vértebras lombares é a causa da lombalgia, que ainda, muito comumente, é confundida com a dor nos rins.

É confundida, pois com os rins inflamados, você pode ter dor na lombar, mas somente em um lado das costas, e de modo geral, vem acompanhada de febre, de náuseas, de arrepios, de tontura e até de vômitos, o que não acontece na lombalgia, diferenciando assim mais facilmente os dois.

Sinais de irritação e mau humor, além de não conseguir realizar as atividades como gostariam, são as maiores queixas de quem teve que lidar com uma dor na lombar.

O que causa lombalgia é, por assim dizer, problemas de toda ordem, desde má postura até traumatismos. Sobrecarga na região lombar também pode causar lombalgia.




O início de problemas ortopédicos ou na coluna vertebral, desgastes, e até mesmo um escorregão causam lombalgia, e, são capazes de desencadear uma tremenda crise se não tratadas corretamente.

Tratando com Quiropraxia em Florianópolis

Mesmo que a lombalgia não seja considerada uma doença, as dores na coluna incomodam e aborrecem, indiferentemente do estágio em que se encontram, podendo ser divididas em três fases específicas:

  • Aguda e que aparece do nada, mas que é persistente, com duração de até seis semanas;

  • Subaguda e com duração de seis a doze semanas;

  • Crônica, com duração acima de doze semanas.

A lombalgia é uma dor localizada na região lombar da coluna vertebral, que corresponde à parte inferior das costas. Essa condição é bastante comum e pode afetar pessoas de todas as idades, embora seja mais comum em adultos. A lombalgia pode ser aguda, quando dura menos de seis semanas, ou crônica, quando persiste por mais tempo.




As causas da lombalgia podem variar, sendo que as mais comuns incluem problemas musculares, como contraturas e distensões, lesões nos discos intervertebrais, hérnias de disco, artrite, osteoporose, entre outras. Além disso, fatores como a obesidade, sedentarismo, má postura e o estresse também podem contribuir para o desenvolvimento da lombalgia.




Principais pontos sobre Lombalgia Os sintomas da lombalgia podem incluir dor localizada na região lombar, que pode ser intensa e se estender para as nádegas ou para a parte posterior das coxas. Felizmente, o tratamento da Quiropraxia existe e serve para intervir positivamente na dor lombar, aliviando-a, minimizando a crise, e até mesmo curando a lombalgia. Esse é um dos motivos que os tratamentos de lombalgia poderiam ser realizados diretamente por um Quiropraxista.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page