top of page
  • Idot

Osteopatia é Seguro para o meu Bebê?

Atualizado: 29 de mar. de 2023


A osteopatia especializada em pediatria é baseada na interação entre medicina convencional e medicina complementar. Os problemas de saúde surgindo no nascimento e nos primeiros anos de vida poderão influenciar na saúde da criança e no desenvolvimento do adulto.

osteopatia pediátrica florianopolis

O parto pode ser considerado como o “primeiro traumatismo”, particularmente quando muito longo, muito rápido ou instrumentalizado com ventosas ou fórceps.

Muitos bebês podem apresentar torcicolos, incômodos digestivos, problemas de sono, entre outras disfunções.




Estes alterações podem estar relacionadas a uma má posição do feto no útero, nas manobras durante o parto e muitas vezes pelas sensações que os pais acabam passando para o bebê durante a gestação.

osteopatia pediátrica florianopolis

Durante o parto, o crânio do bebê suporta as contrações uterinas. Na passagem pela pelve da mãe, o crânio, muito maleável, vai se deformar para passar no colo do útero. Estas diferentes pressões são úteis e necessárias ao bom desenvolvimento do crânio do bebê.

Porém quando em excesso podem provocar diferentes deformações e consequentemente algumas disfunções, pois muitos nervos passam pelos forames cranianos.




A atuação da osteopatia na pediatria é feita por meio de técnicas de mobilizações específicas e suaves, muito diferente do tratamento para adultos.

Permite o equilíbrio das tensões com ênfase nos diferentes tecidos (ossos, articulações, tendões, músculos, fascias, órgãos) e sobretudo no sistema nervoso autônomo.

Quando consultar um osteopata para seu bebê ?

Se o seu bebê apresentar um dos quadros abaixo:

• Torcicolo congênito • Plagiocefalia : “síndrome de cabeça plana” • Assimetria do crânio e da face • Transtornos digestivos : regurgitações (refluxo), cólicas, hérnia do hiato, gazes, diarréias, obstipações. • Dificuldades de sucção na amamentação • Problemas respiratórios: bronquite, asma, pneumonia • Atraso no desenvolvimento: físico ou cognitivo • Transtornos de sono e no adormecer: agitação, nervosismo • Nos partos com utilização de ventosas, fórceps ou cesariana • Transtornos crônicos: otites, canal lacrimal • Check-up pós parto

Resumo sobre a Osteopatia Pediátrica


A osteopatia pediátrica é uma especialidade dentro da osteopatia que se concentra na avaliação e tratamento de problemas musculoesqueléticos em bebês, crianças e adolescentes. O objetivo principal da osteopatia pediátrica é identificar e tratar problemas musculoesqueléticos que possam afetar o desenvolvimento e crescimento normal das crianças.

O tratamento osteopático pediátrico é realizado através de técnicas manuais suaves e não invasivas que buscam melhorar o funcionamento das estruturas do corpo, como músculos, ossos, articulações, ligamentos e órgãos internos. O osteopata realiza uma avaliação cuidadosa do bebê ou da criança para identificar as áreas de tensão, restrição de movimento ou disfunção, e a partir daí, desenvolve um plano de tratamento individualizado.


Onde consultar Osteopatia Pediátrica Florianópolis ?

osteopatia pediátrica florianópolis

Aqui na Clínica Ventura seu bebê poderá ser atendido por Paula Barros, fisioterapeuta pós-graduada em Osteopatia nos seus 5 níveis e especialista em Osteopatia Pediátrica em Florianópolis. Agende seu atendimento pelo 48 984021060



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page