top of page

5 Aplicações da Osteopatia na Saúde da Mulher

Atualizado: 1 de abr. de 2023


A osteopatia é uma forma de tratamento manual que tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos, principalmente entre as mulheres.

Isso se deve ao fato de que a osteopatia pode ser muito eficaz para tratar uma série de problemas de saúde que afetam o público feminino, desde dores musculares e articulares até disfunções menstruais e problemas relacionados à gravidez.


Uma das principais vantagens da osteopatia é que ela trata o paciente como um todo, considerando não apenas os sintomas, mas também a causa subjacente do problema.

Isso é particularmente importante para as mulheres, que muitas vezes enfrentam questões de saúde complexas que podem ter várias causas subjacentes. A seguir, vamos ver alguns exemplos de como a osteopatia pode ser aplicada à saúde da mulher.

Dores nas costas e nas articulações

As dores nas costas e nas articulações são problemas de saúde muito comuns entre as mulheres, especialmente as que trabalham sentadas por longos períodos ou que levantam pesos regularmente.

A osteopatia pode ajudar a aliviar essas dores ao identificar e tratar a causa subjacente do problema. O tratamento pode incluir técnicas de mobilização, manipulação e massagem, que visam melhorar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e melhorar a flexibilidade muscular.

Disfunções menstruais

As disfunções menstruais são um problema de saúde comum entre as mulheres e podem incluir sintomas como cólicas, inchaço, alterações de humor e sangramento irregular.

A osteopatia pode ajudar a tratar esses problemas ao identificar e corrigir desequilíbrios musculares e esqueléticos que podem estar afetando o sistema reprodutivo. O tratamento pode incluir técnicas de mobilização e manipulação das articulações e músculos, além de técnicas de massagem e relaxamento.

Gravidez e parto

A osteopatia pode ser muito útil para mulheres que estão grávidas ou que recentemente tiveram um filho. Durante a gravidez, muitas mulheres sofrem com dores nas costas, nas pernas e nas articulações, além de problemas de digestão e respiração.

A osteopatia pode ajudar a aliviar esses sintomas ao identificar e corrigir desequilíbrios musculares e esqueléticos que podem estar afetando o corpo. O tratamento pode incluir técnicas de mobilização, manipulação e massagem, que visam melhorar a circulação sanguínea, reduzir a inflamação e melhorar a flexibilidade muscular.


Além disso, a osteopatia também pode ser útil para mulheres que passaram por um parto difícil ou que estão se recuperando de uma cesárea. O tratamento pode ajudar a aliviar a dor, reduzir a inflamação e melhorar a circulação sanguínea, além de ajudar a restaurar a mobilidade e a flexibilidade muscular.



As queixas no período pré menstrual também são os problemas comuns entre as mulheres.

Retenção de líquido, dor de cabeça, sentir mais dor lombar, alteração de humor, acne, são alguns sintomas que costumam ocorrer no período pré menstrual.

Mas você sabia que ter cólica menstrual ou TPM não é normal? Se você conhece alguma mulher que sente ou se queixa de um dos sintomas acima, saiba que isso acontece porque alguma coisa não funciona bem.

Muitos destes sintomas têm relação com alterações hormonais e que acometem o sistema endócrino, por isso, existe um mau funcionamento do eixo hipotálamo, hipófise e ovário.


O Hipotálamo está situado no cérebro e é quem comanda o sistema; a hipófise também localizada no crânio, é o maestro que comanda toda essa orquestra hormonal; já os ovários respondem aos estímulos vindos delas e participam da autorregulação dos níveis hormonais.

São muitas as disfunções que podem afetar este sistema.

Alterações musculoesqueléticas como entorses de tornozelo, quedas sobre o quadril ou pequenos impactos sobre o crânio, podem iniciar alterações vasculares na pelve e/ou crânio, afetando as glândulas hormonais.

A Osteopatia busca normalizar o sistema músculoesquéletico e vascular, para que dessa forma facilite o transporte e secreção hormonal, permitindo que o corpo se reorganize melhorando a função endócrina e diminuindo os sintomas. No corpo equilibrado, a saúde se manifesta!

A Clínica Ventura Bem-estar conta com fisioterapeutas especializados em Osteopatia, com experiência em diversos tipos de tratamentos e patologias. Faça uma consulta.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page