top of page

Consultórios compartilhados: uma nova realidade no pós-pandemia.

Atualizado: 29 de mar. de 2023


coworking saúde florianópolis
Profissionais de diferentes especialidades tem optado pelos consultórios compartilhados

Quando você pensa em alugar um consultório, logo surge o termo "coworking para saúde". Um ambiente de trabalho compartilhado para atendimentos médicos.

O modelo oferece praticidade e permite que psicólogos, odontologistas, fisioterapeutas e profissionais de saúde em geral atuem de forma mais flexível.

Aqui em Florianópolis, a ideia de aluguel de consultórios surgiu no contexto da economia colaborativa, em que uma rede de pessoas utiliza uma infraestrutura comum. Isso economiza recursos e diminui as preocupações com burocracia e gestão.



Aluguel de consultório Florianópolis
Muitos nutricionistas também tem optado pelos consultórios compartilhados

Entre os empreendedores, a solução representa uma oportunidade de troca de experiências e negócios. O número de profissionais de medicina cresce continuamente no país, com a nova geração egressa do ensino superior já estando acostumada à cultura de ambientes laborais comunitários.


As tecnologias também colaboram com esse mercado. Com o avanço da qualidade de conexões e a viabilidade de ferramentas de automação, entre outros recursos, as clínicas tornam-se mais inteligentes, trazendo praticidade aos gestores, médicos e pacientes.

Atendendo em diferentes localidades, terapeutas manuais também optam pelos consultórios compartilhados.


O que é coworking para saúde


Provavelmente, você já conhece o conceito de escritório compartilhado, ou ambiente de trabalho colaborativo. O coworking para saúde funciona com o mesmo objetivo, porém de forma específica para o atendimento em medicina e outras atividades correlatas.

Dessa forma, alguns profissionais da área utilizam esses locais para realizar consultas sob demanda, enquanto outros alugam uma sala de forma recorrente.

O principal benefício do processo é a redução dos custos de manutenção de uma clínica completa, que, muitas vezes, passa parte do tempo ociosa.

Troca de contatos e indicações são recorrentes nos coworkings de saúde

O setor no pós-pandemia

Da mesma forma como ocorreu nos demais negócios, esse setor também foi afetado pela pandemia de covid-19, mas está se recuperando com o retorno às atividades presenciais.



Adotado como uma maneira de superar a crise financeira, o modelo de consultórios compartilhados se consolidou como uma alternativa permanente para muitas categorias de trabalho.

Segundo o Coworking Space Global Market Report 2022, produzido pela The Business Research Company, o mercado mundial de ambientes laborais compartilhados deve atingir a marca de US$ 30,36 bilhões em 2026, com uma CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 17,0%.

Aluguel de consultório Florianópolis
Consultório para uso compartilhado | Clínica Ventura Florianópolis


Locação de consultórios prontos traz vantagens aos profissionais em Florianópolis;


Egressos do ensino superior nem sempre estão capacitados em relação à educação empreendedora. Dessa forma, muitos novos trabalhadores da saúde aqui da região têm dificuldade com a gestão do consultório, que inclui conhecimentos tributários, marketing, legislação, finanças etc.


Além disso, os custos da abertura e manutenção de um espaço comercial costumam ser um empecilho para quem está iniciando a carreira. Por ano, os gastos com manutenção de uma clínica podem chegar a R$270 mil, segundo dados do Sebrae, de 2018.





Atuando em um coworking, o profissional tem o benefício de se preocupar menos com tais questões. Esses espaços oferecem a infraestrutura necessária ao trabalho, sendo responsáveis pelas instalações, manutenções, adequação às legislações etc. Eles ainda podem ter endereço fiscal, disponibilizar serviços de secretariado, entre outros.


Esse modelo é também muito vantajoso por sua flexibilidade. Dependendo da necessidade, o especialista pode atender em modelos pay per use (pagamento por uso) ou por planos diários, semanais, mensais, trimestrais ou anuais.


Em algumas situações, o coworking pode ser uma forma complementar ao consultório particular, facilitando o atendimento de pacientes que moram distantes do endereço principal. Geralmente, espaços de trabalho compartilhados têm localização estratégica e acesso facilitado.







195 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page