top of page

Os 5 Principais Benefícios dos Alongamentos para o seu Corpo

Atualizado: 14 de abr. de 2023


benefícios do alongamento
benefícios do alongamento

  1. Redução do risco de lesões: Quando os músculos e articulações são mais flexíveis, há uma menor chance de ocorrer lesões durante as atividades físicas ou mesmo nas atividades do dia a dia.

  2. Melhora da flexibilidade e mobilidade: O alongamento ajuda a melhorar a amplitude de movimento das articulações e músculos, o que pode levar a uma maior flexibilidade e mobilidade.

  3. Aumento da circulação sanguínea: O alongamento também pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea, o que pode levar a uma melhor entrega de oxigênio e nutrientes aos músculos e tecidos do corpo.

  4. Melhora da postura: O alongamento regular pode ajudar a corrigir desequilíbrios musculares, melhorando a postura e reduzindo a dor nas costas e no pescoço.

  5. Alívio do estresse: O alongamento pode ajudar a relaxar os músculos e reduzir a tensão

Entendendo como os alongamentos atuam no corpo

A coluna vertebral é flexível e forte, ela fornece sustentação para o peso corporal, proteção da coluna espinal e raízes nervosas. No entanto atividades com sustentação ou condução de carga, a contração estática mantida de forma prolongada e a rotação do tronco podem comprimir o disco vertebral, em particular devido às más posturas, à insuficiência de flexibilidade e de força muscular.

Desta maneira, quando a carga de compressão excede a pressão osmótica do disco, vai acarretando redução dos líquidos e nutrientes (mucopolissacarídeos), como consequência ocorre redução do comprimento dos discos vertebrais e diminuição da estatura total (Cox, 2002), diminuindo também o efeito hidráulico amortecedor dos discos vertebrais (Cailliet, 2004). Ou seja, o disco é pressionado, a água migra do núcleo para o corpo vertebral e o disco fica comprimido.

a importância dos alongamentos
a importância dos alongamentos

Ao sofrer compressão discal, o disco fica mais fortemente pressionado, por exemplo, em uma carga de 100 kg perde 1,4 mm de espessura se estiver saudável (Kapandji, 2013).




A corrida, por exemplo, é uma atividade dinâmica na qual diminui a altura do disco vertebral superior a uma mesma carga estática. A altura da coluna vertebral é um indicador de compressão cumulativa (White, 1990). Mesmo em atividade normais a perda da altura dos discos lombares é de aproximadamente 11%.

Em um estudo envolvendo 31 homens, examinaram a relação entre a idade do disco vertebral e a compressibilidade, em uma corrida de 8,5 km. O objetivo deste estudo foi determinar a quantidade de perda do comprimento da coluna vertebral entre os dois grupos de idade, 17 pessoas do sexo masculino com idades entre 20-27 anos e 14 pessoas do sexo masculino com idades entre 50-57 anos. Após corrida de 8,5 km, constataram que a perda de comprimento foi em média de 72 e 89 mm, respectivamente (Ahrens, 1994).

importancia dos alongamentos
importancia dos alongamentos

Em outro estudo foi certificado que em 1 hora de corrida a diminuição da altura da coluna foi maior do que 7,5 horas sentado com atividades relativamente estáticas (White, 1990).

Como em qualquer tecido cartilaginoso, incluindo-se o disco vertebral, a nutrição normal requer relaxamento intermitente após a compressão. O relaxamento do tecido conjuntivo permite, assim, a reposição do fluxo sanguíneo e dos nutrientes. Este é um fator fisiológico que evidencia um dos motivos de se alongar suavemente, mantendo-se em suspensão numa barra com apoio dos pés ou realizando tração da coluna vertebral após treinamento.




Nesse contexto, logo após um treinamento muito forte e/ou prolongado, com os discos desidratados sugere-se muita cautela, ainda mais se a intenção for intensificar o alongamento na coluna vertebral com a finalidade de desenvolvimento da flexibilidade.

alongamentos
alongamentos melhoram a qualidade de vida

Durante o sono ocorre um fenômeno ao qual aumenta o volume dos discos pela maior hidratação dada à migração de água entre o núcleo pulposo e o corpo vertebral através da face intervertebral. Nesta restauração noturna, o disco descomprime e o líquido volta a reintegrá-lo pelo caminho inverso. O disco recupera então sua espessura, de modo que as pessoas tem maior estatura na parte da manhã do que a noite. O sono e as pausas durante o trabalho são restauradores do comprimento e volume dos discos.

Quando os discos vertebrais ficam mais hidratados e com maior comprimento, eles aumentam sua quantidade de líquido, sua pressão interna e podem aliviar a dor na coluna pela descompressão. Embora com maior pressão no interior pela quantidade de líquidos e de forma concorrente há maior rigidez dos músculos e dos fusos musculares, torna-se imprudente alongar com forte intensidade no período da manhã, devido à sua própria pressão interna.




Isso requer cuidado em movimentos de flexão e/ou rotação do tronco pelo aumento do volume e tensão interna, nas primeiras horas da manhã (Cox, 2002).

alongamentos para sua qualidade de vida
alongue-se para ter mais qualidade de vida

Deste modo, um bom aquecimento ou alongamento bem suave são boas recomendações antes de se alongar com maior intensidade sem manifesto de dor com fins de aumento duradouro na flexibilidade ou realização dos exercícios físicos intensos ou até mesmo nas práticas esportivas, particularmente nas primeiras horas ao amanhecer. O mais recomendável seria que o alongamento com maior tensão com intuito de desenvolvimento da flexibilidade fosse feito no período vespertino.

Um exemplo que ocorre com muita frequência, mas que deve ser analisado com cautela é o alongamento sentado em flexão de tronco com os joelhos estendidos, principalmente quando uma pessoa empurra as costas da outra para ajudar a colocar as mãos nos pés e testa nos joelho e em especial na presença de encurtamento dos isquiotibiais.




Neste alongamento existe maior resistência dos músculos isquiotibiais do que da coluna lombar, pois não é incomum que os músculos isquiotibiais estejam encurtados (60 a 80 graus).

Então, quanto mais se tensionar para adquirir amplitude de movimento, mais carga será incidida na coluna lombar “inferior”, por ser a região mais móvel da coluna lombar, sendo que 75% ocorrem na lombossacra, 20% na L4 e L5 e 5% na L1 a L4 .

alongamento só faz bem
alongue seu bem-estar

Portanto, nas primeiras horas da manhã o alongamento deve ser suave, cauteloso e se houver necessidade de se alongar plasticamente nesse período deve-se realizar um bom aquecimento e ainda fazer as primeiras séries de alongamento suavemente. Pois a altura dos discos intervertebrais diminui significativamente das 8 às 13 horas e há pouca alteração das 13 às 18 horas (Cox, 2002). É claro que a magnitude de carga e a força da pessoa são variáveis que podem modificar essa resposta nos discos intervertebrais.

Finalmente, se for alongar de manhã, é necessário realizar um alongamento estático e dinâmico de forma suave, com expiração prolongada, além de ser bem saudável para sua coluna vertebral, será também para sua atenção/consciência com respeito a nutrir sua mente com bons pensamentos e atitudes.





Alongue-se e aumente a conexão corpo-mente.



Quando os alongamentos não resolvem as dores?

Para tratar suas dores, você também pode agendar uma sessão de terapias manuais, como a Quiropraxia. Agende seu atendimento pelo (48)98402.1060. Quiropraxia em Florianópolis é na Clínica Ventura.







Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page