top of page

10 lesões frequentes em corredores: causas e como tratar.


Apesar dos múltiplos benefícios, a corrida é um esporte que pode causar determinadas lesões. Tênis inapropriado, postura errada, falta de alongamento, falta de descanso e até mesmo o excesso de treino são fatores determinantes nas lesões. Veja as lesões mais comuns abaixo:

1. Fascite plantar

Inflamação do tecido da sola do pés. Pode provocar dor e dificuldade para caminhar.

2. Tendinite do Calcâneo (Tendinite de Aquiles)

Inflamação no tendão, que é osso do calcanhar ao músculo da panturrilha. Os principais sintomas são dores e sensibilidade no calcanhar.

3.Inflamação na canela (Canelite)

É causada pelo desgaste da tíbia, o osso frontal na parte superior da perna. Existem dois tipos de canelite: a posterior e inferior. Em ambos os casos o principal sintoma é a dor forte na perna.

4. Entorse no tornozelo

É a ruptura total ou parcial dos ligamentos, normalmente ocorre quando a pessoa se descuida e vira o pé. A torção pode causar dor e inchaço.

5.Condromalácia Patelar (Joelho de Corredor)

Causada por má postura ou descompensação muscular. Pode gerar desconforto e dores que aparentam ser nas cartilagens, mas que na verdade vêm dos tecidos da patela.

6.Lombalgia aguda (Dor nas costas)

Também é ocasionada pela má postura ao correr.

7.Estiramento Muscular na região posterior da coxa

Ocorre quando as fibras do músculo são esticadas além de seu limite ou quando a amplitude do movimento na corrida é mais curta que o necessário, a dor do estiramento é imediata.

8.Fraturas por estresse

São microfraturas nas extremidades inferiores do perônio e tíbia — ossos da perna — metatarsos e fêmur. Na maioria dos casos ocorrem pelo excesso de treinamento, por isso tendem a melhorar com a redução ou até mesmo interrupção das atividades físicas e, uma readaptação progressiva dos treinos.

9.Pulbalgia

Inflamação na região do púbis causada pela movimentação incorreta do quadril. Essa lesão gera dores aguadas e para tratá-la é necessário repouso e fisioterapia.

10.Lesão no menisco

Causada pela fadiga das cartilagens, normalmente é percebida pela dor na lateral dos joelhos. O tratamento também é feito com fisioterapia e em casos mais graves a cirurgia pode ser necessária.

Como tratar essas lesões? A maioria das lesões se não tratadas podem evoluir para um quadro mais grave ou até mesmo tornar-se crônica, por isso é sempre importante contar com a orientação de especialistas e adaptar o estilo de corrida ao seu preparo físico.

Uma consulta com um Osteopata é sempre um ótimo começo, para que o atleta receba um diagnóstico mais assertivo da lesão. Clique abaixo e conheça algumas terapias funcionais muito eficientes para tratamento de lesões de corrida. > Massagem Desportiva > Massoterapia > Osteopatia

235 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page