Buscar
  • Débora Ventura

Qual a melhor posição para dormir?


Uma pergunta que muitos pacientes me fazem, na tentativa de entender suas dores, é qual o jeito certo de se dormir. Seria de barriga para cima? Para baixo? De lado? Isso tem alguma relação com a postura ou o essencial é somente relaxar?

Para entender a importância dessa questão é só comparamos o corpo humano com, por exemplo, uma árvore. Para se moldar um bonsai, utiliza-se um arame prendendo o segmento para o lado que queremos que ele cresça. Com o corpo humano e suas posturas mantidas por muito tempo acontece algo parecido.

Tendo em vista que se dorme, em média, um terço do nosso dia, se mantermos uma postura ruim durante essa atividade, o resultado disso após meses, anos ou até uma vida, pode ser muito devastador para a postura. É como se moldássemos nosso corpo lentamente, assim como o arame para o bonsai.

Se durante o sono ficarmos sempre com o braço direito para o alto, descansando sobre a cabeça, após algum tempo provavelmente teremos uma assimetria na altura dos ombros, além de uma possível compressão das estruturas dessa articulação - tendinites e bursites podem ser geradas dessa forma.

Claro que não se pode exigir uma mesma postura para todos durante o repouso. Cada um tem a sua preferência. O essencial é que não sobrecarreguemos nenhuma parte do corpo.

Para quem prefere dormir de barriga para cima, o travesseiro sob a cabeça deve ser baixo, estimulando uma suave curva cervical, e embaixo dos joelhos, é importante que se tenha o apoio de uma almofada para relaxar a lombar. Essa é uma posição boa para a postura, mas não favorece muito a abertura das vias respiratórias e aumenta as chances de se ressonar.

Se a preferência for dormir com a barriga para baixo, o travesseiro não vai embaixo da cabeça, e sim do abdômen, para que o quadril possa relaxar no colchão, enquanto a lombar fica levemente suspensa e alongada pelo apoio da barriga. Nessa posição, uma almofada sob os pés torna-se muito confortável para os joelhos. Essa posição, contudo, não é a mais recomendada, pois a cervical fica rodada o tempo todo.

No entanto, a melhor a posição para dormir é mesmo a de lado. O travesseiro embaixo da cabeça pode ser um pouco mais alto, para que o nariz fique alinhado com o centro do peito, e o ombro não fique comprimido entre o colchão e o pescoço. Entre as pernas, pode-se usar uma almofada, de forma que o quadril relaxe e se alinhe com o resto do corpo, sem rotação da coluna lombar. Além de excelente para a postura, essa posição melhora a respiração ao dormir, sendo assim indicada para os que sofrem de apnéia do sono - reduzindo os indesejáveis roncos.

Você pode estar pensando que não conseguirá se adaptar a uma nova forma de dormir. No início pode ser mesmo um pouco estranho. Todavia, como qualquer outra atividade que se pratique com freqüência, vamos nos habituando com a nova postura ao repousar, e ela vai se tornar extremamente confortável e automática. Dessa forma, o relaxamento pode ser mais profundo e o sono realmente reparador.

Um abraço, Débora Ventura

Fisioterapeuta Especialista em Medicina Tradicional Chinesa

Acupunturista - Osteopata

#AcupunturaFlorianópollis #OsteopatiaFlorianópolis #PilatesFlorianópolis #PosturologiaFlorianópolis #RPGFlorianópolis #ShiatsuFlorianópolis

67 visualizações

Marque seu atendimento por What's App ou fone: