Buscar
  • Francisco Decker

Pilates: exercício inteligente.


Pilates Florianópolis

A vida moderna pede que administremos cada vez melhor nosso tempo. Se quisermos nos manter saudáveis mesmo com todo esse “frenesi”, é inevitável que busquemos uma alimentação mesmo que rápida, nutritiva; um sono ainda que breve, de qualidade; exercícios talvez não diários, mas inteligentes.

Apesar de o Pilates ter sido criado há quase um século, ele se adaptou perfeitamente a essa necessidade dos dias atuais. É um sistema de exercícios físicos que mescla técnicas orientais, que enfatizam o alongamento muscular, a concentração e a interiorização, com técnicas ocidentais, que valorizam a construção de músculos.

Joseph Pilates, idealizador do método, baseou-se em estudos de anatomia e biomecânica, meditação, ginástica circense, yoga e artes marciais para criar uma série de movimentos que fossem saudáveis e propiciassem resultados estéticos ao corpo humano. Isto, através de poucas repetições de movimentos realizados com muita consciência corporal e respirações ritmadas.

O Pilates difundiu-se com muita rapidez a partir dos anos 90, e hoje pode-se encontrar diversas linhas, dependendo da escola que o ensina. O que todas tem em comum é o foco na ativação do centro de força do corpo, que é o abdômen. Além disso, os exercícios podem ser realizados em solo, técnica em que o praticante é desafiado pelo peso do próprio corpo durante os exercícios; e em aparelhos, desenvolvidos especialmente para a prática, em que molas oferecem a resistência ou a facilitação aos movimentos.

Além dos resultados estéticos, o Pilates é reconhecido como eficiente sistema de exercícios para a reeducação postural, pois para realizar os exercícios corretamente o praticante é desafiado a perceber o posicionamento do seu corpo continuamente. Por isso, após poucas semanas de prática, é comum conquistar-se um maior controle postural inclusive durante as atividades da vida diária, o que contribui para a prevenção de futuros problemas de saúde.